quinta-feira, 9 de maio de 2013

Um dia desta semana o p. foi castigado nas aulas. A professora disse a todos para se calarem e ele falou. Bem ao seu estilo, falador... O acto de falar nas aulas nao é grave. Grave é a desobediencia, ainda que por distracção, acredito eu, a uma indicação directa dada pelo professor.
Porque se ele nao percebe agora que há regras a cumprir, vai perceber quando?
De castigo, um dia sem jogos de PSP e afins. De medida de correcção, um pedido formal de desculpas á professora e a promessa, junto dela, de que nao iria repetir-se.
Nao sei se é, ou nao, adequado. Se precisava de um castigo superior ou nao. É que educar é mais que dificil! é uma tarefa desmedidamente superior às minhas capacidades de mae.
Quando Deus decide dar filhos a alguém (biológicos ou nao) devia dar também, aos respectivos pais, determinadas capacidades. A de amar incondicionalemente ainda veio, mas a de educar com certezas...ficou pelo caminho...
Porque eu até nem quero, para eles, da minha suposta educação, nada de especial. Quero apenas educá-los para que sejam pessoas de bem. Quero que sejam generosos, humildes, respeitadores, responsáveis, equilibrados, felizes. Quero que percebam que os seus actos têm consequencias. Que saibam que há regras pelo caminho e que a vida é gira e vale a pena mas temos de lutar por ela. Nao é só estar de rabinho sentado à espera de facilidades...
Mas como raio é que isto se ensina?
Este caminho de tentativa e erro a alguma lado deverá dar... a ver

Passaram ontem dois anos e cinco meses desde o primeiro beijo do meu amor.
Nao sei se é muito ou pouco. Sei, no entanto, que o tempo, desde esse dia, passou a correr de um modo diferente, num compasso feliz. Num tic-tac de encontro, de caminho, de certeza.
E, muitos beijos depois, é ele o meu tempo. O meu amor!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Estivemos de férias.Tivemos, em cinco dias, alguns momentos de tensão, como se quer. Mas tivemos, em muito maior quantidade, momentos de amor. Momentos de embalo, de cumplicidade, de jogos, de desenhos, de leituras, de caminhadas, de estrelas, de mar e de rio, de canções, de flores, de montes, de estradas, de fotos, de areia, de sol.
Momentos que nos fortalecem enquanto familia, nesta primeira experiencia - deles - no Alentejo e me fazem ter a continua certeza de que este é o nosso caminho!

Podia ter sido um dia de mae diferente. Mas nao. Foi um dia da mae exactamente igual a todos os outros desde que sou mae - com eles. E isso, faz toda a diferença!