quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A ser condescendente comigo propria


Cheguei á escola e perguntei quando eram as matriculas. Responderam-me que era o ultimo dia. Que tinha de os inscrever até ás 18h.  Tenho tempo, pensei, venho cá ao final da tarde.

Liguei ao P., para me trazer de casa as fotos e os boletins de vacinas e meti os formulários na carteira para os preencher no escritório.

05pm. Formulários já preenchidos em cima da secretária, tempo controlado, tenho tempo. 05.35pm. aparece um telefonema urgente que não posso deixar de atender, mas tenho tempo. 05.40, saio do escritório, chego ao carro, não tenho os formulários. Volto a subir ao 3º andar, pego nos formulários, entro no carro, 05.50… é impossível chegar a tempo.

Peguei no telefone e, com a voz mais lamurienta do mundo, lá me justifiquei com o trabalho e reuniões e blá, blá blá e: posso por favor matriculá-los na 2ª feira?

Sim, pude. Mas fui seguramente a única mae a esquecer-se de matricular os seus filhos!

Fiquei triste, ciente de que inverti as minhas prioridades e de que a minha cabeça não anda assim lá muito fresca…

Mas fui branda comigo, ainda assim

Com o tempo, aprendi a desculpar-me. A perceber que as minhas limitações não fazem de mim má pessoa. A não querer ser perfeita a todo o custo.

Claro que gostava de ser, mas não sou. E por muito que me esforce, nunca vou ser. Sou mae de três crianças, trabalho fora, faço horas extras, sou dona de casa, faço bolos e biscoitos e esqueço-me de coisas. Esqueço-me de coisas e não consigo fazer tudo o que precisava no tempo que tenho disponível.

É certo que me podia levantar ás 06 da manhã e não almoçar e não lanchar e não falar durante as horas de trabalho sei lá, ser mais eficiente em geral! Mas não sou…E aprendi a viver com isso. A não ser demasiado dura comigo mesma.

Faço o que posso. E o que posso tem de ser suficiente!

1 comentário:

  1. E tens toda a razão. Por muito que (por vezes) nos sintamos "culpadas", por não conseguirmos dar resposta a tudo, a verdade é que nos esforçamos todos os dias para que isso aconteça. Para que tudo corra pelo melhor e que nada falte nos muitos contextos que temos de gerir... Por isso, e ainda que nem sempre seja fácil... é importante sabermos lidar com as nossas limitações. E acima de tudo, isso faz-nos bem ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar